Pesquisas Finalizadas

Mobilização social e enfrentamento de desastres ambientais em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense/RJ: existência e resistência frente à ausência de direitos.

Descrição:

A importância de uma construção de conhecimento e de uma ação que tenha, efetivamente, a população afetada em seu centro ainda se apresenta como um desafio no campo dos desastres. É a partir desta perspectiva que se configura este projeto de pesquisa. A proposta se inscreve no estabelecimento de uma maior aproximação com a população  afetada pelos desastres, buscando compreender quem são os sujeitos concretos, as visões predominantes em relação aos desastres, assim como as formas de resistência encontradas para darem continuidade às suas vidas após o impacto. Encontra-se vinculado ao projeto mais amplo, denominado “Mobilização social e enfrentamento de desastres ambientais em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense/RJ”. 

Tem como proposta metodológica a realização de um estudo de caso, pautado em pesquisa, documental e hemerográfica no que tange à ocorrência dos desastres no município. 

Coordenadora: Prof. Dr.ª Adriana Soares Dutra 

Financiamento FAPERJ (Edital ARC 2019), Fomento à Pesquisa (Edital FOPESQ / UFF 2020).

Bolsas de IC: FAPERJ (2020/2022) e PIBIC (2020/2022).

Mobilização social e enfrentamento de desastres ambientais em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense/RJ.

Descrição:

Os desastres relacionados às águas ocorridos no Brasil ampliaram as reflexões e as produções científicas sobre tais processos no âmbito das ciências sociais. Ao considerar os desastres como socialmente construídos, as dimensões sociais, econômicas, históricas, culturais e políticas são consideradas fundamentais junto aos aspectos biogeofísicos. Inerentes a tais aspectos, a ampliação dos diferentes impactos ocorridos nas cidades permeadas por desastres ambientais foi acompanhada pela presença de conflitos, mobilizações e protestos. Este projeto tem como objetivo identificar e analisar a emergência de processos de mobilização e organização dos atingidos, em contextos de desastres ambientais, para o enfrentamento e recuperação dos seus ambientes e da sua vida cotidiana no município de Campos dos Goytacazes/RJ.

A proposta metodológica conta inicialmente com uma pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica seguida de entrevistas com moradores das áreas afetadas, grupos focais, mapeamentos, seminários itinerantes e apresentação e debate dos resultados da pesquisa com os sujeitos pesquisados.

Coordenadora: Prof. Dr.ª Antenora Maria da Mata Siqueira 

Financiamento CNPq (Edital Universal 2018).

Bolsas de IC: FAPERJ (2020/2022); PIBIC (2020/2022); PIBIT (2021/2022).

O desenvolvimento sustentável e a mineração responsável como prática discursiva e modelo para a ação empresarial.

Descrição:  Esta pesquisa se pergunta pelas possíveis consequências sociais e culturais decorrentes da, cada vez mais “intensa” e vivível presença das grandes empresas mineradoras na vida cotidiana das populações locais (“comunidades”) onde atuam “promovendo o desenvolvimento sustentável” através de programas de capacitação, apoio a projetos sociais, patrocínios culturais, estágios para jovens, parcerias com as prefeituras, ONGs e Universidades, etc. Nos interessa, em particular, focar a análise nas empresas transnacionais que atuam na área da minério de ferro e siderurgia como, por exemplo, a Anglo American e a Ferrous Resources Do Brasil Ltda , assim como em empresas nacionais como ser o caso das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) presente no município de São Francisco de Itabapoana.

Coordenadora: Prof. Drª. María Gabriela Scotto.

A dimensão social dos desastres relacionados às águas em Campos dos Goytacazes/RJ.

Descrição: O projeto identifica e analisa as dimensões sociais dos desastres tendo por base a sociologia dos desastres.

Coordenadora: Prof. Drª. Antenora Maria da Mata Siqueira.

Cartografias Socioambientais e Mapeamento de Áreas de Risco de Inundações no Norte Fluminense: Subsídios para a implementação de sistemas de alerta.

Descrição: No período entre 2007 e 2012, as diversas regiões fluminenses enfrentaram desastres e catástrofes sem precedentes, tornando premente a necessidade de maior preparação de entes públicos e privados para uma atuação qualificada, em especial nos esforços de se evitar ou minimizar a intensidade dos desastres. No sentido de contribuir para a elaboração de políticas públicas e subsidiar a atuação de diferentes segmentos sociais, este projeto objetiva identificar, analisar e localizar espacialmente as áreas passíveis de inundações na Região Hidrográfica IX, em seu trecho localizado na mesorregião Norte Fluminense, bem como construir, de forma participativa, propostas de sistemas de alerta. Em uma perspectiva que considera os aspectos geobiofísicos e sociais, será organizada uma base de dados e realizado o mapeamento dessas áreas, disponibilizando-se informações e gerando materiais.

Coordenadora: Prof. Drª. Antenora Maria da Mata Siqueira.

O ato de habitar: práticas socioespaciais no Conjunto Habitacional Morar Feliz em Campos dos Goytacazes-RJ

Descrição: Analisar as práticas socioespaciais, em escala local, decorrentes do espaço produzido pelos investimentos em habitações de interesse social no município de Campos dos Goytacazes-RJ.

Coordenadora: Prof. Drª. Juliana Thimóteo Nazareno Mendes.

Construção social da percepção de risco e mecanismos de injustiça ambiental no contexto histórico do bairro de Ururaí – Campos dos Goytacazes/RJ

Descrição: Esta proposta se justifica pela ocorrência histórica das inundações no município e região, gerando-se o acontecimento social dos desastres ambientais, quando muitas famílias vivem anualmente situações de perdas materiais/econômicas e danos à saúde física e psicológica. Justifica-se também pela urgência na colaboração com órgãos da defesa civil, governo municipal, profissionais do Serviço Social e moradores/associações de bairro, no subsídio aos debates e (re)formulação de políticas públicas visando o melhor enfrentamento e prevenção diante de tais acontecimentos. Destaca-se a situação do bairro de Ururaí, Campos, pelos eventos históricos e recentes, de grande intensidade.

Coordenador: Prof. Dr. Marco Antônio Sampaio Malagodi.

Acesso e uso de águas doces no meio rural no Norte Fluminense

Descrição: A pesquisa objetiva identificar, mapear e analisar as formas de uso e apropriação dos mananciais de águas doces, bem como dos conflitos sociais decorrentes.

Coordenadora: Prof. Dr.ª Antenora Maria da Mata Siqueira.

Monitoramento hidrológico do rio Ururaí (Campos dos Goytacazes, RJ): subsídios para o entendimento da dinâmica das inundações

Descrição: Trata-se de um projeto destinado ao monitoramento do comportamento fluvial do rio Ururaí visando identificar e diagnosticar os episódios de inundação e suas respectivas resultantes socioambientais sobre a paisagem.

Coordenadora:  Prof. Dr.ª Adriana Filgueira Leite.