Mobilização social e enfrentamento de desastres ambientais em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense/RJ: existência e resistência frente à ausência de direitos.
Descrição:
A importância de uma construção de conhecimento e de uma ação que tenha, efetivamente, a população afetada em seu centro ainda se apresenta como um desafio no campo dos desastres. É a partir desta perspectiva que se configura este projeto de pesquisa. A proposta se inscreve no estabelecimento de uma maior aproximação com a população afetada pelos desastres, buscando compreender quem são os sujeitos concretos, as visões predominantes em relação aos desastres, assim como as formas de resistência encontradas para darem continuidade às suas vidas após o impacto. Encontra-se vinculado ao projeto mais amplo, denominado “Mobilização social e enfrentamento de desastres ambientais em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense/RJ”.
Tem como proposta metodológica a realização de um estudo de caso, pautado em pesquisa, documental e hemerográfica no que tange à ocorrência dos desastres no município.
Coordenadora: Prof. Dr.ª Adriana Soares Dutra
Financiamento FAPERJ (Edital ARC 2019), Fomento à Pesquisa (Edital FOPESQ / UFF 2020).
Bolsas de IC: FAPERJ (2020/2022) e PIBIC (2020/2022).